Um aspecto muito importante e estratégico na gestão das obras e das empresas construtoras, incorporadoras e empreiteiras é a gestão de aquisições. Ou como uma grande parte das empresas denomina, os Suprimentos na Construção Civil.
As estratégias e processos relacionadas a compras e contratações na construção civil têm um forte aliado, o e-procurement.
Conceito de e-procurement
E-procurement define um conceito de compras corporativas realizadas por meios eletrônicos. Aspecto de importância diferencial que incorpora a utilização da web como dimensão de contato e aproximação de diversos agentes de compra e venda, automatização e redução de custos potenciais de transações.
Assim como expansão de acesso e reconhecimento de alternativas de escolha e seleção, reduz assimetrias de informação e custos operacionais aos envolvidos.
O e-procurement aumenta a capacidade de se encontrar produtos e serviços de alta qualidade de forma rápida, nos locais onde precisa e com preços adequados as suas necessidades.
As atividades da cadeia de fornecimento (Supply Chain) envolvem uma série de tarefas integradas por processos desenhados para aumentar a produtividade através da troca eletrônica de dados entre as empresas.
O e-procurement atualmente é praticado de diferentes formas e condicionado ao tipo de mercado e negócio, além do formato da relação entre fornecedor e cliente.
Todavia, a informação de reconhecimento de ganhos compartilhados (preços e prazos), tem sido indica como um dos principais fatores de estímulo à adesão ao modelo.
Por exemplo, uma plataforma Online de serviços que auxiliam Construtoras e Fornecedores a realizarem negócios de forma estruturada, é o Construcompras.
Sistemas de e-procurement
Os sistemas de e-procurement utilizados atualmente, considerados referência, são:
Buy-side
São aplicações de procurement baseadas em internet e administradas pela organização cliente;
Sell-side
Correspondem a aplicativos instalados pelas empresas que vendem produtos complexos e não commodities;
Market-making
Websites armazenados por um terceiro que habilita compradores e vendedores a interagirem e comprometerem-se comercialmente.
Suprimentos na Construção Civil
É cada vez mais frequente a utilização de plataformas Online de serviços que auxiliam Construtoras e Fornecedores a realizarem negócios de forma estruturada. Desta forma, proporcionando redução de custos, maior eficiência operacional e transparência nas transações comerciais.
Esse tipo de recurso vem em alternativa ao sistema de cotação por telefone, fax e email. Ou seja, a construtora ou comprador envia uma lista de materiais, com seus quantitativos, e cobra um retorno com os orçamentos. Ou então, envia uma carta-convite ou solicitação de orçamento, para cotação de serviços.
Esse processo demanda grande parcela de recursos, principalmente humano. Sendo necessário, cobrança dos retornos, organização e compatibilização das informações recebidas e formatação nos moldes da empresa.
Dessa forma, os sistemas eletrônicos de compras corporativas promovem para Construturas:
- a reduções nos preços de materiais, equipamentos e mão de obra;
- uma área Compras e Suprimentos mais produtiva e focada em negociações;
- o aumento da competitividade e dos ativos da empresa;
- a transparência nas negociações e redução de erros e falhas na comunicação.
- Como resultado, para os Compradores, há os seguintes resultados:
- a eliminação de trabalhos burocráticos;
- a produção de mapas comparativos equalizados, negociações Online, emissão de pedidos e controle de recebimento de materiais;
- o aumento da produtividade e ganho de tempo para funções estratégicas de negociação.